3 de maio de 2007

Nova peça de teatro para José Afonso pelo grupo "Os saltimbancos"

Há alguns anos disse a José Jorge Letria que gostaria de organizar um espectáculo com canções do Zeca Afonso.

Estou certo que ele reteve na memória este meu desejo e por isso me convidou para encenar esta peça. Sendo ele um amigo de longa data, um grande dramaturgo, e figura destacada da nossa cultura, senti-me muito honrado, e foi com entusiasmo e enorme prazer que meti mãos à obra.

Esta peça, para além de nos falar de Zeca Afonso, um dos maiores cantautores da canção política e da música popular portuguesa, faz também referência ao período conturbado da ditadura de Salazar e Caetano.

Fala-nos da falta de liberdade, da censura, da PIDE, da guerra colonial, dos que se opuseram ao regime através das canções, dos recitais de poesia, das sessões nos cineclubes e das peças de teatro. Dos que se exilaram, e dos que foram presos e enviados para as prisões de Caxias e Peniche, e para o Campo de Concentração do Tarrafal, também conhecido como campo da morte lenta.

Este espectáculo não é apenas uma homenagem a Zeca Afonso, mas a todos os que tiveram a coragem de erguer a sua voz e se opuseram ao regime deposto em 25 de Abril de 1974.

Recordar tudo isto, é não deixar que esquecimento nos apague a memória.

Benjamim Monteiro

Abril 2007

Contactos:
"Os Saltimbancos" Rua Angelina Vidal, 36-R/C, 1170-020 Lisboa. 968 099 698 e 914 132 418. Endereço electrónico: teatro.ossaltimbancos@gmail.com

Leave your comment