2 de maio de 2007

Viver em Liberdade








Viver em Liberdade”, semana cultural levada a efeito pela Casa do Povo da Longra (CP Longra), entre o dia 25 de Abril e o próximo dia 1 de Maio, tem proporcionado à população um conjunto de eventos culturais de grande qualidade.

Na abertura, procedeu-se à inauguração da exposição de Aurora Brochado, inspirada na Guerra Colonial e no 25 de Abril. Estiveram muitas pessoas neste evento, nomeadamente jovens, que quiseram presenciar um trabalho algo inédito em Felgueiras, de arte contemporânea, que é uma instalação (exposição apropriada ao espaço) com serigrafias, litografias e vinil. Aurora mostrou, numa perspectiva pessoana, a sua visão sobre os acontecimentos de há três décadas. Nesse trabalho, quis prestar uma justa homenagem ao capitão de Abril Salgueiro Maia, utilizando, mais uma vez, a arte inovadora. No chão, lá se encontram, em vinil, dentro da mira de uma G-3, todos os momentos do golpe de Estado, desde o “Depois do Adeus” e a “Grândola, Vila Morena” até ao triunfo do MFA.

Ainda na tarde do dia 25, assistiu-se, na sala de espectáculos da CP Longra, a uma grande tarde musical, que foi um verdadeiro Tributo à Canção de Coimbra, em que cantaram o grupo de fados da CP Longra, o grupo de estudantes do ESTGF e o grupo “Memórias de Coimbra”, formado por antigos estudantes e cantores de Coimbra, como, por exemplo, Paulo Alão, que foi colega e amigo de José Afonso e Adriano Correia de Oliveira. Para além de terem sido lembrados Zeca e Adriano, “Memórias de Coimbra” tocou e cantou Carlos Paredes e Luiz Goês, entre outros.

No sábado, dia 28, assistiu-se, no Salão Nobre da Casa, a um debate, com um riquíssimo painel de intervenientes: Jorge Ribeiro (romancista), Castro Guimarães (capitão de Abril), padre Mário de Oliveira (ex-capelão militar), Paulo Esperança (antigo activista estudantil), Alípio de Freitas (presidente da AJA), Aurora Brochado e Anquises de Carvalho (ADFA).

À noite, foi levada à cena uma grande peça de teatro, “O Incorruptível”, de Hélder Costa, do actor profissional Gil Filipe, que entusiasmo toda a plateia, no final posta a cantar. Antes da peça, José Quintela, figura conhecida do meio sindical, leu um poema alusivo ao 25 de Abril com a sua convicção de sempre.

Terça-feira encerra esta semana cultural. Está prevista uma sessão para crianças, denominada “Os meninos bons foram à guerra”, que conta com a participação do escritor Fausto Quintas. Seguir-se-á uma sessão de cinema.

“Viver em Liberdade” é realizado pela Casa do Povo da Longra e conta com a colaboração da Associação José Afonso (AJA, núcleo do norte), Associação 25 de Abril, Conservatório de Música de Felgueiras, Associação dos Deficientes das Forças Armadas e Cine-Clube de Guimarães.

Leave your comment