Muitos esforços individuais perdem-se ou são minimizados (quando não se anulam mesmo) devido à inexistência de estruturas que potenciem e juntem essas energias utilizados em muitas actividades culturais...
É o que acontece, normalmente, com os trabalhos e obras publicadas, com apoio de entidades locais - que assim investiram numa acção cultural que poderia ser muito mais rentabilizada e divulgada de forma sistemática e coerente.
Por outro lado, a dispersão dos esforços e trabalhos individuais não permite uma análise correcta e adequada dos respectivos contributos para as causas da cultura e da tradição, muito menos uma completa e adequada disponibilização de fontes e de recursos documentais para uma reflexão e estudo mais globais.
Acresce que, por falta de uma estrutura dinamizadora adequada, muitos destes trabalhos raramente são conhecidos fora do contexto em que foram publicados ou divulgados, não se sentindo os respectivos autores estimulados para uma mais ampla divulgação justamente por constatarem da inexistência de estruturas adequadas e vocacionadas para o efeito.
Recolher as recolhas e recolher o que ainda não foi recolhido; reunir esforços e contributos; aglutinar vontades e suscitar discussões alargadas tanto quanto possível; estimular o gosto pela causa cultural activa; incentivar a realização de eventos que contribuam para divulgação e para a valorização da cultura tradicional; estabelecer parcerias com organismos e instituições públicas e privadas no sentido de potenciar as funcionalidades disponíveis – eis alguns dos objectivos de uma estrutura de acção cultural como o "Centro de Música Tradicional Sons da Terra".
Arquivo e memória, por um lado, mas foco dinamizador e irradiador de uma praxis cultural concertada, por outro: instalado in situ, actuará em tempo real e em estreita ligação e cooperação com as gentes da terra e com todas as forças vivas da cultura e do associativismo.
Mas também como fonte de recurso para estudiosos, quer agindo individualmente quer integrados em organismos universitários e afins, com particular incidência/relevância para os estudantes de áreas do conhecimento associadas, directa ou indirectamente, à cultura tradicional. Que, no caso vertente, sendo de expressão transmontana deverá, naturalmente, não neglicenciar ou esquecer ancestrais ligações com outras expressões (minhota e beirã, sobretudo) e afinidades com manifestações de outras áreas geográficas (castelhana, leonesa, asturiana e galega). Até porque, como dizia Miguel Torga, uma pátria é um contexto de afinidades.
Um Centro vivo e trabalhando em estreita ligação com as forças locais e regionais mas segura e adequadamente estruturado e financeiramente sustentado (quer por capitais próprios quer por apoios funcionais regulares por parte de entidadas oficiais, mas sempre para sustentação de propostas concretas de acção sujeitas aos mecanismos de avaliação de desempenho respectivos) de molde a poder exercer as funções e a alcançar os objectivos que se propõe sem sufocos nem estrangulamentos, com seriedade e continuidade, com credibilidade e com uma gestão funcional transparente em termos de utilização dos dinheiros públicos.
Centro de Música Tradicional
Sons da Terra
É o que acontece, normalmente, com os trabalhos e obras publicadas, com apoio de entidades locais - que assim investiram numa acção cultural que poderia ser muito mais rentabilizada e divulgada de forma sistemática e coerente.
Por outro lado, a dispersão dos esforços e trabalhos individuais não permite uma análise correcta e adequada dos respectivos contributos para as causas da cultura e da tradição, muito menos uma completa e adequada disponibilização de fontes e de recursos documentais para uma reflexão e estudo mais globais.
Acresce que, por falta de uma estrutura dinamizadora adequada, muitos destes trabalhos raramente são conhecidos fora do contexto em que foram publicados ou divulgados, não se sentindo os respectivos autores estimulados para uma mais ampla divulgação justamente por constatarem da inexistência de estruturas adequadas e vocacionadas para o efeito.
Recolher as recolhas e recolher o que ainda não foi recolhido; reunir esforços e contributos; aglutinar vontades e suscitar discussões alargadas tanto quanto possível; estimular o gosto pela causa cultural activa; incentivar a realização de eventos que contribuam para divulgação e para a valorização da cultura tradicional; estabelecer parcerias com organismos e instituições públicas e privadas no sentido de potenciar as funcionalidades disponíveis – eis alguns dos objectivos de uma estrutura de acção cultural como o "Centro de Música Tradicional Sons da Terra".
Arquivo e memória, por um lado, mas foco dinamizador e irradiador de uma praxis cultural concertada, por outro: instalado in situ, actuará em tempo real e em estreita ligação e cooperação com as gentes da terra e com todas as forças vivas da cultura e do associativismo.
Mas também como fonte de recurso para estudiosos, quer agindo individualmente quer integrados em organismos universitários e afins, com particular incidência/relevância para os estudantes de áreas do conhecimento associadas, directa ou indirectamente, à cultura tradicional. Que, no caso vertente, sendo de expressão transmontana deverá, naturalmente, não neglicenciar ou esquecer ancestrais ligações com outras expressões (minhota e beirã, sobretudo) e afinidades com manifestações de outras áreas geográficas (castelhana, leonesa, asturiana e galega). Até porque, como dizia Miguel Torga, uma pátria é um contexto de afinidades.
Um Centro vivo e trabalhando em estreita ligação com as forças locais e regionais mas segura e adequadamente estruturado e financeiramente sustentado (quer por capitais próprios quer por apoios funcionais regulares por parte de entidadas oficiais, mas sempre para sustentação de propostas concretas de acção sujeitas aos mecanismos de avaliação de desempenho respectivos) de molde a poder exercer as funções e a alcançar os objectivos que se propõe sem sufocos nem estrangulamentos, com seriedade e continuidade, com credibilidade e com uma gestão funcional transparente em termos de utilização dos dinheiros públicos.
Centro de Música Tradicional
Sons da Terra
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