3 de agosto de 2007

"Torre Bela": um filme de 1975 que foi reposto a 2 de Agosto no cinema King, em Lisboa.

Torre Bela
Título original: Torre Bela
De: Thomas Harlan
Com: José Afonso, Francisco Fanhais, Miguel, Camilo Mortágua, Vitorino
Género: Doc
Classificacao: M/12

ITA/POR, 1975, Cores, 105 min.

No dia 23 de Abril de 1975, cinco semanas depois do golpe de 11 de Março e dois dias antes do aniversário da revolução, 500 desempregados da região de Manique, no Ribatejo (ex-trabalhadores agrícolas, antigos imigrados que voltaram ao país, reincidentes, bêbedos, prisioneiros políticos libertados), juntam-se num movimento campesino e ocupam as quatro propriedades de Dom Manuel de Bragança, o Duque de Lafões.
Antiga propriedade de exploração agrícola, Torre Bela não é mais do que uma imensa reserva de caça alugada aos amigos da família e lugar de encontro da polícia política secreta, a PIDE, com a CIA e os serviços sul-africanos.
Um documentário extraordinário e imprescindível sobre a ocupação da Herdade da Torre Bela, no Ribatejo, no pós-25 de Abril.
Sinopse mais desenvolvida aqui



"Um admirável objecto político."- João Lopes, Folhas da Cinemateca

"Raramente se terá visto melhor o fazer e o desfazer de uma colectividade singular, feita ela própria de singularidades, apanhada num processo político em que ela é a verdade cega e o ponto da utopia." - Serge Daney, Cahiers du Cinéma

1 Comment:

Anónimo disse...

Quem escreveu esta noticia, não está minimamente dentro do assunto. Não foi só a região de Manique e nem os ocupantes eram antigos imigrados (só imigraram depois), não ocuparam as 4 proriedades, porque só existe uma e o duque nao se chama D. Manuel. Chama-se D. Miguel Bernardo de Macedo de Bragança.