24 de outubro de 2007

'Abril' recria temas de Zeca Afonso numa perspectiva feminina

Novo álbum de Cristina Branco é editado a 5 de Novembro
Data: 23-10-2007

Cristina Branco define o seu novo álbum, 'Abril', a editar a 5 de Novembro, como "uma perspectiva feminina de José Afonso, que não procura trazer nada de novo e apenas lembrar".

Este álbum, constituído exclusivamente por temas do repertório de José Afonso, surge depois de um ciclo de espectáculos que Cristina Branco realizou este ano no Jardim de Inverno do Teatro S. Luiz, em Lisboa.

"Vim para estúdio mais amadurecida e experimentada nos temas que têm arranjos do Ricardo Dias mas em que afinal todos os músicos participaram.

"Canto Zeca Afonso pelo ideal que representa de humanidade, simplicidade e pela qualidade do seu trabalho", disse a cantora à Lusa.

"Qualquer músico tem de, obrigatoriamente, passar por Zeca Afonso e reflectir sobre aquilo que ele nos deixou", acrescentou.

Um trabalho idêntico ao que realizou sobre Amália Rodrigues, com o facto de a música de José Afonso a ter acompanhado desde sempre, disse.

A escolha das músicas "não será a mais óbvia" afirmou a cantora, todavia em 'Abril' encontramos temas emblemáticos de Zeca, como 'Menino d'Oiro' ou 'Venham mais cinco'.

No total são 16 canções, abrindo o álbum com 'Menino d'Oiro' e encerrando com 'Chamaram-me cigano', passando por 'Redondo vocábulo' deque Cristina tinha já feito uma recriação num álbum anterior, 'A morte saiu à rua' ou 'Índios da Meia Praia'.


Lusa

Leave your comment