17 de outubro de 2008

Lançamento do Festival Cantar Abril 2009

Realiza-se no próximo dia 31 de Outubro, pelas 21 horas, no Teatro Municipal de Almada, o lançamento da 2ª edição do Festival Cantar Abril, que contará com um espectáculo de Fernando Tordo & Stardust Orchestra Tour.

O Festival Cantar Abril é uma iniciativa da Câmara Municipal de Almada que se realiza de dois em dois anos, durante o mês de Abril, e que tem como finalidade valorizar a música de intervenção e o seu papel histórico no alcançar das liberdades e, ao mesmo tempo, homenagear todos os que defenderam esses ideais e a democracia em Portugal.

O Festival tem carácter nacional, estando aberto a artistas individuais e grupos.
Os concorrentes podem apresentar trabalhos nas duas modalidades existentes:
- Recriação de Canções da Resistência
- Criação de Canções da Liberdade (novas músicas e letras)

Em cada edição são atribuídos os seguintes prémios:
Prémio Adriano Correia de Oliveira – Recriação
Prémio Ary dos Santos – Poesia
Prémio José Afonso – Interpretação e Música
Prémio Carlos Paredes - Prémio carreira

1ª Edição do Festival

Na 1ª edição do Festival Cantar Abril, a Tuna Académica de Lisboa com o “Homem na Cidade”, de Ary dos Santos, arrecadou o Prémio Adriano Correia de Oliveira, que galardoa a melhor Recriação de Canções da Resistência.

O Prémio José Afonso que contempla a melhor Canção Inédita de Liberdade foi atribuído a Teresa Gentil, autora e intérprete da canção “George”.

O melhor poema das novas canções da liberdade, contemplado pelo Prémio Ary dos Santos, foi atribuído a Regina Guimarães, pela letra da canção “Lengalonga – Longalenga”.

O Prémio Carlos Paredes foi atribuído ao cantor Carlos do Carmo, uma distinção pela sua carreira de relevo da música nacional.

Fernando Tordo
O cantor completa 43 anos de actividade ininterrupta em 2008 e para assinalar a data foi preparada uma digressão nacional (Fernando Tordo & Stardust Orchestra Tour). "Lisboa de Feira", "Tourada", "Adeus Tristeza", "Só Ficou o Amor por Ti", são alguns dos muitos temas que irão ser interpretados.

Lançamento do 2º Festival Cantar Abril com o espectáculo de Fernando Tordo & Stardust Orchestra Tour
31 de Out. (6ª-feira) - 21h00 – Entrada livre mediante lotação da sala.
Teatro Municipal de Almada
Av. Prof. Egas Moniz, Almada

1 Comment:

Manuel Dominguez disse...

A musica de Zeca y Adriano tenhen hoxe tanta vigencia como hay 30 anos, a situacion hoxe non so e caotica economicamente senon social y politicamente, Adriano, Zeca y oitros estan presentes y son necesarios