14 de novembro de 2008

Zeca Afonso recordado em debate sobre a música e a transição democrática em Madrid

Os 20 anos da morte de Zeca Afonso serviram segunda-feira à noite de pano de fundo para um debate em Madrid sobre o papel da música nas transições para a democracia em Portugal e Espanha.

O debate foi protagonizado, entre outros, pelos músicos Luis Pastor e Júlio Pereira.

Pastor, o musico espanhol que mais cantou Zeca Afonso - e que também se tornou famoso pela sua obra política e de intervenção - recordou que a maioria dos músicos e do publico espanhóis desconheceu, durante muitos anos, a obra do artista português.

"Havia muitos músicos e muitos artistas espanhóis que não conheciam Zeca Afonso e a sua obra. Na altura França, ou a América Latina eram maiores influências. Mas quem ouvia pela primeira vez, a lírica, a música, enamorava-se", recordou.

"Acabou por ter um impacto tremendo tanto entre os músicos espanhóis como entre o público. E acabou por ser a porta de entrada para se conhecer outras vozes portuguesas da altura", disse.

Hoje, explicou o musicólogo Pedro Calvo, ainda é impossível encontrar discos de Zeca Afonso nas lojas de música de Madrid, mas a música e a obra do músico português já são mais conhecidos.

"Foi um avançado do seu tempo. Que se fosse hoje seria reconhecido pelo seu papel na fusão de músicas do mundo, mais além do que o gigantesco papel que hoje já lhe é reconhecido", frisou.

Para Pastor, numa "época em que a música começou a ser vista como uma arma" Zeca Afonso surge como referencial obrigatório "a nível, moral e de compromisso" tanto no espaço ibérico, como fora dele.

"Era um homem contra a corrente, mas que recuperava a canção popular, um professor, um pedagogo", sublinhou.

"Tudo é redutor quando se fala de Zeca Afonso", acrescentou o músico português Júlio Pereira, destacando a vontade de José Afonso de exportar o que era a cultura portuguesa para outros espaços.

Tanto Pastor como Pereira recordaram os últimos anos, difíceis, da vida de Zeca Afonso, tendo o músico espanhol recordado que alguns músicos se juntavam, semanalmente, num bar de Madrid, a tocar e a cantar obras do músico português para angariar dinheiro para lhe levar.

"Passou anos terríveis. No dia em que ele morreu, de 22 para 23, estávamos no bar Elige-me, como todas as segundas-feiras, a cantar músicas dele. Tínhamos ido a Portugal levar-lhe dinheiro 15 dias antes", recordou Pastor.

Júlio Pereira - que produziu os últimos três álbuns de Zeca Afonso - disse que o mais estranho foi ver o músico "intelectualmente bem para trabalhar, mas sem voz e com o corpo a desaparecer".

"Foi uma doença muito estranha. De um homem que foi muito mais do que músico, que conhecia e queria saber do mundo, que era genuinamente humano. Que gostava mais das pessoas que da música", disse.

Para Luis Martin, comissário da Mostra Portuguesa e moderador do debate, Zeca Afonso acaba por ter uma transcendência "além de Portugal" tendo sido "um percursor da dita música do mundo" muito antes de nomes mais sonantes como Peter Gabriel, a terem internacionalizado.

João de Melo, conselheiro cultura da embaixada de Portugal em Madrid e 'pai' da Mostra Portuguesa, rematou o debate recordando a importância que Zeca Afonso teve na formação da consciência de todos os portugueses, tanto dentro como fora do mundo da música.

"Cada um de nós tem uma história pessoal com Zeca Afonso e hoje não me imagino a olhar para Portugal, para o que aconteceu nas últimas décadas, sem incluir Zeca Afonso", disse.

José Manuel Cerqueira Afonso dos Santos, que ficou conhecido como José Afonso ou Zeca Afonso, foi um dos mais importantes cultores do fado de Coimbra e tornou-se depois o maior símbolo da canção de intervenção contra o regime político que se vivia em Portugal.

Natural de Aveiro, onde nasceu em 1929, José Afonso morreu em Setúbal em 23 de Fevereiro de 1987, vítima de esclerose lateral amiotrófica.

Madrid, 11 Nov (Lusa)

2 Comments:

Anónimo disse...

encontra se um erro no ultimo paragrafo deste artigo
Natural de Aveiro, onde nasceu em 1929, José Afonso morreu em Setúbal em 23 de Fevereiro de 2007, vítima de esclerose lateral amiotrófica.

era bom que fosse 2007, e viva o zeca

josé afonso disse...

Tambem vi esse erro, que bom se fosse verdadeiro.
Que falta nos faz o Zeca, como ele
ridicularizaria esta corja de engravatados bem falantes, estes travestis, desfarcados de socialistas.
E viva o Zeca, o sempre assumido Zeca.