13 de junho de 2009

"Redondo Vocábulo", novo disco de João Afonso homenageia José Afonso


O "Público" edita no dia 18, por 5 euros, um CD de homenagem a José Afonso, "Redondo Vocábulo", com João Afonso, seu sobrinho, e João Lucas.
Trata-se de um recital de piano e voz pessoal e intimista para celebrar o que seriam os 80 anos do criador de "Grândola, Vila Morena", por exemplo.
Numa entrevista ao jornal, João Afonso diz que a ideia foi a de fugir às canções mais emblemáticas e, se calhar, mais datadas, para, dessa forma, fugir a uma leitura que às vezes é um bocado redutora da obra do seu tio.
Começamos o recital com um poema que ele escreveu na prisão de Caxias e que é uma invocação da sua infância. Depois vamos deambulando pelas canções através de um olhar diferente e intimista.
Há canções obrigatórias, como o Era Um Redondo Vocábulo ou Que Amor Não Me Engana, mas quisemos também viajar por canções menos conhecidas.
São canções que apresentam as tais fases diferentes da música do Zeca Afonso e que, ao mesmo tempo, representam princípios que o meu tio assumiu, especialmente em democracia depois do 25 de Abril e que permanecem para mim como grande exemplo da sua independência.
Sempre cantei o meu tio e sempre tive na mente fazer um disco à minha maneira sobre o meu tio.

1 Comment:

Audio Press Portugal disse...

Vou procurar esse CD, sem falta!

Excepcional iniciativa!

MR