8 de setembro de 2005

Informação aos sócios nº 46

Embora sem a regularidade que gostariamos, voltamos ao contacto escrito com os associados. 
Conforme convocatória enviada com a informação anterior, realizou-se no passado dia 28 de Maio, mais uma assembleia geral da AJA. Do que então ficou decidido e de como decorreu a conversa, damos agora conta, resumidamente, a todos os que não puderam comparecer.
Talvez por excessivo optimismo, pensámos que a mostra de um novo espaço em Setúbal, seria motivador de presenças na primeira assembleia que realizámos na nova sede. Tal não se verificou, tendo apenas comparecido 14 sócios, mesmo assim resolvemos concretizar os trabalhos, já que a AJA precisa ultrapassar esta fase pouco cativante de não ter o seu futuro (financeiro) assegurado, e para tal são necessárias decisões e medidas concretas.
A parte mais interessante da reunião foi ocupada a avaliarmos “pistas” para garantir as verbas necessárias ao funcionamento quotidiano e mais que isso as linhas “estratégicas” que vão nortear a actividade próxima.
Claramente como primeiro empenho, impõe-se a sedimentação, de novo, na vivência cultural e cívica na cidade de Setúbal.
Podemos a este propósito indicar já duas acções que concretizaremos respectivamente em 30 de Setembro e em 18 e 19 de Novembro.
Apresentámos o “cartão de chegada” às colectividades do concelho, dando-lhes conta do nosso empenho em colaborações múltiplas e parcerias que vivifiquem a AJA e todo o movimento associativo – para já em Setúbal...
Pensando que o ZECA foi professor... voltamos o nosso esforço de divulgação para os mais novos, que não o conheceram e para quem estamos a preparar um “pacote” de actividades com vértice na obra de José Afonso e construido sem perder de vista os currículos escolares do ensino básico (para os mais interessados puderemos fornecer detalhes) – mas adiantamos já que se trata de um instrumento de trabalho a utilizar com / por professores e / ou dinamizadores de bibliotecas.
Falta-nos dar conta de alguns aspectos mais funcionais.
Continuamos o esforço no pagamento de dívidas anteriormente contraídas, podendo agora afirmar que saldaremos os compromissos assumidos com terceiros, até ao último euro...
Recebemos da Câmara Municipal de Grândola um conjunto de cadeiras que vêm “abrilhantar” o novo espaço, constituindo mobiliário digno para o cantinho de audição de CD’s e vídeos.
Fechando este apontamento de pequenas melhorias, gostamos de divulgar a todos os associados que a AJA volta ter telefone fixo, tão importante como fio condutor de comunicação, em todos os sentidos. 265 535 116 USEM E ABUSEM
A partir de Setembro regularizaremos um horário de abertura para a sede, de modo a que todos saibam quando podem aqui deslocar-se “sem bater com o nariz na porta”...
De segunda a sábado entre as 11 horas e as 18 horas esperamos por quem quizer vir ajudar-nos a que VENHAM + 5 
Porque a música e em particular a portuguesa foi um dos âmbitos em que o Zeca exercitou a sua acção criativa e porque ELA continua a ser muito mal tratada nas rádios em Portugal. Estando em fase de reavaliação a lei sobre a obrigatoriedade de tempos de passagem da mesma em audição radiofónica; vamos promover no dia 30 de Setembro, na Biblioteca Municipal de Setúbal, com a colaboração da edilidade, um primeiro debate com a presença de oradores que avaliarão o assunto sobre diversas prespectivas e de ângulos não necessariamente convergentes!
No fim-de-semana em que a AJA faz 19 anos de existência, resolvemos “inventar” este pretexto para concretizarmos o primeiro passo de uma viagem geográfica, social e inspiradora do ZECA pelas terras e as gentes que com ele se cruzaram !
Damos “um salto a Moçambique / Beira” dos anos 60 para sabermos como nasceu a canção VEJAM BEM e como o movimento dos cineclubes não foi só um fenómeno catalisador de resistências na metrópele do então império salazarista; tendo existido e criado inquietações e fermentado subversão na então colónia africana.

Saudações associativas

Leave your comment