20 de novembro de 2007

Tertúlias Associativas" em Setúbal relembraram José Afonso

Francisco Naia, cantor de intervenção no período do 25 de Abril, interpretou temas da altura e de José Afonso, tal como a Banda do Andarilho.

José Afonso e o espírito de Liberdade do 25 de Abril foram recordados no sábado à noite, na sede do Rancho Folclórico de Praias do Sado, no primeiro encontro das Tertúlias Associativas.

No encontro, o primeiro de cinco promovidos no âmbito desta iniciativa organizada pela Câmara Municipal de Setúbal em colaboração com colectividades e a Associação José Afonso, foram exibidos dois filmes sobre Zeca Afonso. Houve, ainda, períodos musicais e de poesia de composições de autoria do cantor da Liberdade.

Durante a tertúlia partilharam-se testemunhos sobre o período da ditadura e Vítor Serra, que declamou poesia de José Afonso, leu uma mensagem escrita por Otelo Saraiva de Carvalho, enviada ao Círculo Cultural de Setúbal, em 1988, em que recordava o esforço da população setubalense em prol da Revolução dos Cravos.

Francisco Naia, cantor de intervenção no período do 25 de Abril, interpretou temas da altura e de José Afonso, tal como a Banda do Andarilho.

A tertúlia encerrou com uma actuação conjunta de todos os artistas.

A sessão contou com as presenças do presidente da Junta de Freguesia do Sado, António Augusto, e do representante da Associação José Afonso, Henrique Mendes.

O próximo encontro realiza-se no dia 15 de Dezembro, no Grupo Desportivo Independente.

As restantes tertúlias estão agendadas para 19 de Janeiro, no Clube Recreativo Palhavã, para 16 de Fevereiro, no Centro Cultural e Desportivo de Brejos de Azeitão, e 15 de Março, na Sociedade Musical Capricho Setubalense.

Todos os encontros têm início às 21h30.

Leave your comment