30 de novembro de 2007

Steel Drumming toca Zeca Afonso

O Teatro-Cine de Torres Vedras acolhe amanhã, 1 de Dezembro, um tributo a Zeca Afonso pelo grupo Steel Drumming.

“Toca Zeca Afonso” sobe a palco às 21h30, no ano em que se assinalam duas décadas sobre a morte do cantor que, das baladas de Coimbra, à música tradicional e de teatro, tem um peso inquestionável na história da música em Portugal, com especial destaque para os temas de intervenção.

Para este tributo, o Drumming, grupo de percussão nascido no Porto em 1999, apresenta-se como Steel Drumming usando na homenagem instrumentos musicais criados a partir de bidões de aço originários das Ilhas das Caríbas, os Steel Drums.

Pelo palco vão passar novos arranjos de temas originários de Zeca Afonso, feitos pelos próprios elementos do grupo, e também por músicos reconhecidos, como Bernardo Sassetti, Pedro Moreira e António Augusto Aguiar, Mário Laginha e Vasco Mendonça. Espaço ainda para novas peças inspiradas na obra do cantautor, da autoria de compositores como António Pinho Vargas, Nuno Côrte-Real e Carlos Guedes.

Os bilhetes para o espectáculo custam cinco euros.

Unha rúa para o Zeca en Santiago

O concello de Santiago aprobou en sesión celebrada onte á tarde un conxunto de novos nomes para rúas e espacios públicos da cidade. Entre eses nomes está o de José Afonso. A proposta fora presentada ó Concello por unha comisión formada por Benedicto García Villar, Arturo Reguera e Xoán Guitián co apoio de máis de 2.900 persoas de diversos paises.
Un saúdo
Xoán Guitián Rivera

29 de novembro de 2007

O NÃO PROFESSOR DO ANO

Faço projectos, planos, planificações;
Sou membro de assembleias, conselhos, reuniões;
Escrevo actas, relatórios e relações;
Faço inventários, requerimentos e requisições;
Escrevo actas, faço contactos e comunicações;
Consulto ordens de serviço, circulares, normativos e legislações;
Preencho impressos, grelhas, fichas e observações;
Faço regimentos, regulamentos, projectos, planos, planificações;
Faço cópias de tudo, dossiers, arquivos e encadernações;
Participo em actividades, eventos, festividades e acções;
Faço balanços, balancetes e tiro conclusões;
Apresento, relato, critico e envolvo-me em auto-avaliações;
Defino estratégias, critérios, objectivos e consecuções;
Leio, corrijo, aprovo, releio múltiplas redacções;
Informo-me, investigo, estudo, frequento formações;
Redijo ordens, participações e autorizações;
Lavro actas, escrevo, participo em reuniões;
E mais actas, planos, projectos e avaliações;
E reuniões e reuniões e mais reuniões!...

E depois ouço,
alunos, pais, coordenadores, directores, inspectores,
observadores, secretários de estado, a ministra
e, como se não bastasse, outros professores,
e a ministra!...

Elaboro, verifico, analiso, avalio, aprovo;
Assino, rubrico, sumario, sintetizo, informo;
Averiguo, estudo, consulto, concluo,
Coisas curriculares, disciplinares, departamentais,
Educativas, pedagógicas, comportamentais,
De comunidade, de grupo, de turma, individuais,
Particulares, sigilosas, públicas, gerais,
Internas, externas, locais, nacionais,
Anuais, mensais, semanais, diárias e ainda querem mais?
- Que eu dê aulas!?...

Pata Negra

27 de novembro de 2007

Números...

1615 - Número de visitas da semana passada ao blogue da AJA.
433 - Número de visitas da semana passada ao sítio da AJA.

UHF recriam Grândola


Banda faz balanço e edita disco de raridades com convidados especiais
Os UHF assinalam os 30 anos de carreira com um disco de raridades. Uma delas é a música "Grândola" interpretada por convidados especiais.

22 de novembro de 2007

Concerto de homenagem a José Afonso em Carcavelos

Votos a mais!

Amigos, a votação para o melhor disco de versões acaba de ser cancelada depois de alguém ter adicionado 60 votos ao álbum dos Frei Fado del Rei num par de horas. Infelizmente é possível mudar o IP do computador num minuto, o tempo também que demora a acabar com uma votação.
Nenhum dos grupos, incluindo os Frei Fado, mereciam esta forma de actuar. Até isto acontecer os Couple Coffee estavam à frente com 63 votos.
Tentaremos encontrar formas mais seguras de votação para o futuro de forma a evitar estes problemas!

20 de novembro de 2007

Exposição temática sobre José Afonso inaugurada no Átrio do Auditório da Casa das Artes

O grupo Tela

O Átrio do Auditório da Casa das Artes de Arcos de Valdevez receberam no passado dia 9 de Novembro dois eventos enquadrados com a figura do músico José Afonso.
Às 22h00 teve lugar a abertura ao público da mostra temática e biográfica “José Afonso: O que Faz Falta”, uma produção do MC/Mundo da Canção, que coloca no espaço municipal consagrado à cultura dezenas de LPs, CDs, livros, brochuras, singles, vídeos, além de revistas, catálogos e fotos, apoiados em recortes da imprensa nacional e estrangeira, que recordam e ilustram a vida e obra de um dos nomes maiores da música lusa do século XX, numa exposição que se alargará até o dia 7 de Janeiro de 2008, criando, por tal, uma possibilidade única de contacto com tão significativo e original espólio. No acto inaugural, que contou com a participação de Eduardo Pinheiro em representação da AJA (Associação José Afonso), o Presidente da edilidade, Francisco Araújo, referiu de igual modo a importância do acervo para a compreensão da vida cultural portuguesa dos últimos 30 anos, razão pela qual o município articulará a mostra com os estabelecimentos de ensino locais, bem como a dimensão produtiva e criadora do músico, que não conhece limite geracional e/ou ideológico.
A partir das 23h00, o acto inaugural migrou para o espaço do Auditório Municipal, que se mostrou pequeno para albergar as quase três centenas de pessoas que nele se instalaram para assistir ao espectáculo musical trazido pelo grupo “Tela”. Numa performance de elevada qualidade musical, evoluíram reinterpretações e abordagens altamente cuidadas do reportório de José Afonso, num respeito absoluto pela base original, mas perspectivando novos corredores sonoros e expressivos, que misturaram, por exemplo, instrumentos tradicionais como o bombo ou a concertina com o saxofone e a guitarra eléctrica, numa abordagem verdadeiramente conseguida, que obteve, em cada tema, os maiores aplausos e ovações do público presente; estão de parabéns a Inês Sousa, o Miguel Fernandes, o Carlos Pinto, o David, o Paulo Freitas, o Rui, o Danny Pacheco, o Nuno Pinto, o Pedro Silva e o Rui Neiva pelo excelente trabalho desenvolvido, bem como pela coragem e ousadia de “reinventar” o génio criativo de uma dos músicos mais significativos da identidade sonora portuguesa.

Tertúlias Associativas" em Setúbal relembraram José Afonso

Francisco Naia, cantor de intervenção no período do 25 de Abril, interpretou temas da altura e de José Afonso, tal como a Banda do Andarilho.

José Afonso e o espírito de Liberdade do 25 de Abril foram recordados no sábado à noite, na sede do Rancho Folclórico de Praias do Sado, no primeiro encontro das Tertúlias Associativas.

No encontro, o primeiro de cinco promovidos no âmbito desta iniciativa organizada pela Câmara Municipal de Setúbal em colaboração com colectividades e a Associação José Afonso, foram exibidos dois filmes sobre Zeca Afonso. Houve, ainda, períodos musicais e de poesia de composições de autoria do cantor da Liberdade.

Durante a tertúlia partilharam-se testemunhos sobre o período da ditadura e Vítor Serra, que declamou poesia de José Afonso, leu uma mensagem escrita por Otelo Saraiva de Carvalho, enviada ao Círculo Cultural de Setúbal, em 1988, em que recordava o esforço da população setubalense em prol da Revolução dos Cravos.

Francisco Naia, cantor de intervenção no período do 25 de Abril, interpretou temas da altura e de José Afonso, tal como a Banda do Andarilho.

A tertúlia encerrou com uma actuação conjunta de todos os artistas.

A sessão contou com as presenças do presidente da Junta de Freguesia do Sado, António Augusto, e do representante da Associação José Afonso, Henrique Mendes.

O próximo encontro realiza-se no dia 15 de Dezembro, no Grupo Desportivo Independente.

As restantes tertúlias estão agendadas para 19 de Janeiro, no Clube Recreativo Palhavã, para 16 de Fevereiro, no Centro Cultural e Desportivo de Brejos de Azeitão, e 15 de Março, na Sociedade Musical Capricho Setubalense.

Todos os encontros têm início às 21h30.

19 de novembro de 2007

Ontem, na Maia, foi assim...


Nova Orquestra estreia-se em Palmela

A Sociedade Filarmónica Palmelense "Loureiros" recebe no próximo dia 24 de Novembro de 2007, pelas 22:00 horas a NOMAD - Nova Orquestra de Música Alternativa.
Será a estreia absoluta em concerto da Nova Orquestra de Música Alternativa.
Este novo projecto é algo original e ambicioso, composto por 14 jovens músicos, sendo alguns deles até naturais de Palmela.
Formada e liderada pelo saxofonista e compositor Lino Guerreiro, a NOMAD funde sonoridades de variados estilos musicais proporcionando assim um espectáculo diverso, incluindo temas de compositores como Zeca Afonso, Sérgio Godinho.
Apresentar-se-á na seguinte formação: Maria Cordeiro e Joel Soares nas vozes, Tiago Cordeiro, Lino Guerreiro, Raimundo Semedo e André Cabica nos saxofones, Pedro Almeida e Daniel Louro nas trompetes, Gonçalo Galvão e Tiago Noites nos trombones, Nuno Tavares no piano, Ricardo Duarte no baixo, João Duarte na bateria e Marco Fernandes nas percussões.
A entrada é livre.

17 de novembro de 2007

Lugares de memória no Porto

Concerto do Couple Coffee na Festa do Avante - segunda-feira na Rádio Zero, online!

O concerto dos Couple Coffee na Festa do Avante será transmitido na íntegra pela internet no programa Terra Pura, nesta segunda-feira das 18 h às 19h. Vejam aqui a info no site Crónicas da Terra: http://tinyurl.com/2m9bzr
O programa Terra Pura, produzido e apresentado por Luís Rei, é transmitido na Rádio Zero, considerada "cult" por várias tribos de internautas, e é geralmente classificada como "público jovem". Nesta emissora o Couple Coffee vem sendo prestigiado por diversos programas, como o PIB (Produto Interno Bruto); Lado B; Boa Noite e Um Queijo; entre outros. O Terra Pura será retransmitido na terça pela manhã, das 8h às 9 h.
Vai ser um bom "esquenta" para o concerto no CCB!
Ao Luís Rei devemos esta gravação histórica! Deixem um recadinho para ele agradecendo no site acima.

Alan Romero

Para ouvir (segunda-feira às 18 h):
http://www.radiozero.pt/ouvir/

Depois o programa estará disponível para download, aqui :
http://cronicasdaterra.com/cronicas/category/radio/

Assinatura de podcasts : http://podcast.radio.ist.utl.pt/terrapura.xml

16 de novembro de 2007

154 discos de versões!

Até à data conseguimos reunir 154 discos com versões de José Afonso.
A última preciosidade a ser encontrada foi este EP do duo "Os simultâneos" com uma versão de Miguel Djédje.

15 de novembro de 2007

Frei Fado ao vivo na Casa da Música | Porto

José Afonso na exposição «O que faz falta» em Arcos de Valdevez

A exposição, intitulada O que faz Falta (parafraseando um dos mais conhecidos temas de José Afonso) é constituída por parte do extenso espólio que empresa editora, distribuidora de discos e promotora de concertos MC/Mundo da Canção, do Porto, reuniu ao longo das últimas décadas.

A mostra é constituída por LP's, CD's, livros, brochuras, singles, vídeos, revistas, catálogos, fotos e recortes da imprensa nacional e estrangeira que ilustram o percurso de José Afonso que coincide com a evolução de quatro décadas da música popular portuguesa.

A exposição, que conta com o apoio da Câmara Municipal de Arcos de Valdevez, é promovida conjuntamente pelo Núcleo do Norte da Associação José Afonso e pela a MC/Mundo da Canção.

Os organizadores desta iniciativa afirmaram a disponibilidade para levar esta exposição «pelo país fora, de forma a dar a conhecer um pouco mais da realidade e da história portuguesa, contada através da música, das canções e da vida de um dos maiores vultos da música portuguesa»

Lusa/SOL

11 de novembro de 2007

Votações

Depois dos leitores do blogue da AJA terem votado "Cantigas do Maio" como melhor disco de José Afonso aqui fica o resultado da votação para a pergunta "Qual a sua música favorita do "Cantigas do Maio?"

A nova votação já está aberta e a pergunta é sobre os discos de versões que sairam este ano.

Os cantos do Zeca


No próximo dia 18, domingo, pelas 16 horas, no Fórum da Maia, vai ser levado à cena o espectáculo “OS CANTOS DO ZECA”.

Esta iniciativa da responsabilidade da Associação José Afonso (fundada em 18 de Novembro de 1987), por intermédio do seu Núcleo do Norte, mistura músicos, actores, técnicos, profissionais e amadores, com o objectivo central de celebrar a vida e obra de José Afonso e percorrer vários “cantos” do “poeta, andarilho e cantor”.

Os “CANTOS DO ZECA” significará prestar um tributo aos vários “cantos” por onde o Zeca passou: Portugal, África, Galiza.

Os “CANTOS DO ZECA” significará, também, prestar um tributo aos vários “cantos” onde ele tem sido cantado por gente que faz da música e das palavras de José Afonso uma vontade de construir mundos sem muros nem ameias.Do Porto, de Castelo de Paiva, de Lisboa, do Alentejo, de Viana do Castelo, de Penafiel, de Braga, de Guimarães, da Galiza chegam cantores e actores que, principalmente durante este ano, têm sido “companheiros de estrada” do Núcleo do Norte da AJA.

Os “CANTOS DO ZECA” significará, ainda, prestar um tributo aos poemas e canções que José Afonso nos legou como forma de, ainda hoje, conseguirmos perceber “o que faz falta”.

Num espectáculo construído e desenhado cenicamente pelo Núcleo do Norte da AJA, José Afonso vai “estar presente” porque com ele percorremos estes 20 anos de caminho.

Os bilhetes, ao preço de 7,50€ estão à venda na Cooperativa UNICEPE (Praça de Carlos Alberto), Sindicato dos Professores do Norte (Rua D. Manuel II) e Sindicato dos Seguros (Rua do Breiner) podendo ser feitas reservas pelo endereço: ajanorte@gmail.com

Contactos:
Paulo Esperança (Telem. 917711964
José Carlos Pereira (Telem. 916090033)

9 de novembro de 2007

Tertúlias associativas em Setúbal homenageiam José Afonso


Couple Coffee no CCB | dia 20



"Que viva Zeca" em Sacavém

Próximo domingo, dia 11 de Novembro, pelas 16 horas, na Quinta de S.José , em Sacavém, o Grupo Erva de Cheiro apresenta o espectáculo de homenagem a José Afonso, Que viva o Zeca, numa iniciativa promovida pela Associação dos amigos e naturais de Louriga, que por ser dia de S. Martinho, não vai esquecer as castanhas e a água pé.

Um bonito espectáculo que continua a homenagear o genial musico José Afonso desaparecido há 20 anos, mas cuja musica e exemplo de cidadania continua a influenciar um largo numero de músicos em todo o País.
Um espectáculo a não perder!

7 de novembro de 2007

Oficinas de escrita sobre José Afonso

A Biblioteca de S. Domingos de Rana, convidou a AJA a dinamizar duas oficinas de escrita criativa baseada na vida e obra de José Afonso. A primeira realizou-se ontem e a segunda realizar-se-á no dia 29 do corrente mês. Esperamos em breve poder publicar aqui alguns dos textos resultantes dessa oficina com alunos da Escola Frei Gonçalo Azevedo.









"Abril" de Cristina Branco na SIC notícias

6 de novembro de 2007

ZECA AFONSO TROPICAL NO CCB

Os Couple Coffee apresentam-se finalmente em concerto na mais conceituada sala de espectáculos do País, o Centro Cultural de Belém, um espectáculo agendado para o pequeno auditório daquele espaço a 20 de Novembro.

Dados a conhecer em 2005, através do seu disco de estreia “Puro”, os Couple Coffee, na altura em formação dueto, confirmavam o rótulo com que vinham Luanda Cozzetti e Norton Daiello do Brasil – dois dos artistas emergentes mais interessante de terras de Vera Cruz.

E foi de facto a voz de alma cheia de Luanda e o virtuosismo de Norton que contagiaram um público muito específico e exigente.

Este ano, já em formação quarteto, os Couple Coffee contam com a participação de Sérgio Zurawski e Ruca Rebordão, quer na gravação do segundo álbum, quer nos espectáculos ao vivo.

“Co’as Tamanquinhas do Zeca” um produto de Couple Coffee and Band é o segundo álbum do grupo, que a partir da obra do maior cantautor português – Zeca Afonso – cria um original e singular universo musical que dá origem a este trabalho que será apresentado no pequeno auditório do CCB.

De referir ainda que os Couple Coffee ao longo da sua ainda curta carreira, tem trabalho com artistas de peso, como, J.P.Simões, Vitorino, Jorge Palma, Sérgio Costa ou Gabriel Gomes.


Fonte:TRANSFORMADORES

5 de novembro de 2007

”Abril” de Cristina Branco recria temas de Zeca Afonso

Cristina Branco define o seu novo álbum, “Abril”, a editar hoje como “uma perspectiva feminina de José Afonso, que não procura trazer nada de novo e apenas lembrar”.
Este álbum, constituído exclusivamente por temas do repertório de José Afonso, surge depois de um ciclo de espectáculos que Cristina Branco realizou este ano no Jardim de Inverno do Teatro S. Luiz, em Lisboa. “Vim para estúdio mais amadurecida e experimentada nos temas que têm arranjos do Ricardo Dias mas em que afinal todos os músicos participaram. “Canto Zeca Afonso pelo ideal que representa de humanidade, simplicidade e pela qualidade do seu trabalho”, disse a cantora. “Qualquer músico tem de, obrigatoriamente, passar por Zeca Afonso e reflectir sobre aquilo que ele nos deixou”, acrescentou. Um trabalho idêntico ao que realizou sobre Amália Rodrigues, com o facto de a música de José Afonso a ter acompanhado desde sempre, disse. A escolha das músicas “não será a mais óbvia” afirmou a cantora, todavia em “Abril” encontramos temas emblemáticos de Zeca, como
“Menino d’Oiro” ou “Venham mais cinco”. No total são 16 canções, abrindo o álbum com “Menino d’Oiro” e encerrando com “Chamaram-me cigano”, passando por “Redondo vocábulo” de que Cristina tinha já feito uma recriação num álbum anterior, “A morte saiu à rua” ou “Índios da Meia Praia”.

Primeiro de Janeiro

4 de novembro de 2007

José Afonso homenageado na IX Grande noite do fado académico

Depois das Homenagens ao Dr. Luiz Goes, Dr. Camacho Vieira, Dr. Almeida Santos, Dr. Joaquim Pimentel, Dr. Manuel Alegre, a Carlos Paredes, ao Dr. Ângelo Araújo e recentemente ao Dr. Fernando Machado Soares, a Associação de Estudantes e o Grupo de Fados do ISEP pretendem nesta IX edição homenagear Zeca Afonso, como referência à sua importante participação e composição de reconhecidos temas da Canção Coimbrã.

2 de novembro de 2007

Sítio sobre Luis Cília

Para quem quiser saber mais sobre este músico, Leonardo Verde oferece-nos neste síto um trabalho assinalável. Seleccione a imagem para aceder a este trabalho.

1 de novembro de 2007

Projecto Tela - Tributo a José Afonso


Um projecto de raízes Arcuenses, que projecta, com elevada qualidade, a dinâmica criativa de José Afonso, demonstrando a irreverência e actualidade do seu sentido produtivo, mesmo após os 20 anos que nos separam da sua morte.
Integram o projecto: Inês Sousa – Voz; Miguel Fernandes – Voz, Guitarras, Bandolim; Carlos Pinto – Saxofones; David – Acordeão; Paulo Freitas – Bateria, Percussão; Rui Dantas – Baixo; Danny Pacheco – Piano; Nuno Pinto- Leituras/Intervenção poética; Pedro Daniel Silva – Vídeo; Rui Neiva – Som


Auditório da Casa das Artes de Arcos de Valdevez
9 de Novembro (sexta) 22h30 entrada livre